Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Governo Municipal promove Semana do Pioneiro para entrar na história

Crédito: Assessoria
O Governo Municipal de Delmiro Gouveia ofertou ao público delmirense, entre os dias 04 e 10 de outubro, riquíssima programação cultural – coroada com solenes homenagens ao Pioneiro, neste 10 de outubro – em semana para entrar na história: “Semana do Pioneiro – Uma estrela brilha aqui!” A agenda, coordenada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, celebrou 98 anos sem Delmiro Augusto.  A comunidade participou ativamente do evento.
Ao som de aboios e toadas, vaqueiros delmirenses avançaram pelas ruas da cidade, concretizando um dos mais belos Encontros de Vaqueiros, dando início à programação, brindada também, pela abertura da Copa O Pioneiro de Futsal, que homenageou os atletas delmirenses de Futsal, reunindo oito equipes – presenteadas com troféus e medalhas.
Durante toda a semana, o Museu Regional de Delmiro Gouveia acolheu oficinas de brinquedos populares para crianças – oferecidas pela Casa da Arte Telma Neiva de Oliveira, ministradas pelo artesão Elias -, além de exibição de filmes e documentários.
Explanações de temas variados, a citar: ‘O Pioneirismo de Angiquinho e Educação na Pedra’; ‘Desvendando a Morte de Delmiro Gouveia’, atraíram os olhares atentos de jovens estudantes, em visita ao Sítio Histórico de Angiquinho. Os jovens puderam participar ainda, de oficinas de Artesanatos.
Os ícones da Serenata delmirense – a exemplo de Gildo Lisboa, Batistinha, João Pacote, Lula Braga, Quincas do Cavaquinho – foram homenageados por grupo de seresteiros locais, em belíssima seresta pelas ruas da antiga Vila Operária e do Coreto da praça.
O auditório das Rádios Delmiro abrigou durante a semana, Painéis de Negócios sob a abordagem de vários temas, com destaque para turismo, meio ambiente, formalização de pequenos negócios e preservação da margem do Velho Chico, seguidos de shows artísticos, abrilhantados por exposições de artes plásticas e artesanato.
A Gincana Cultural do Pioneiro, coordenada pelo Departamento Municipal da Juventude, mobilizou estudantes, instigando ainda mais, o saber sobre a história do homenageado.
No sábado, a Solenidade Oficial da Semana do Pioneiro, foi iniciada às 08h, na Praça do Cruzeiro, com alvorada, seguida do Hasteamento de Bandeiras e apresentação do Projeto Memorial Delmiro Gouveia. O evento foi abrilhantado pela Orquestra Filarmônica Municipal Tenente José Nicácio de Souza. O público que prestigiava, seguiu em cortejo para visita do Túmulo de Delmiro Augusto.
No auditório da Rádio, às 10h, foi realizada a entrega da homenagem “Estrela de Delmiro” à personalidades que têm seus nomes marcados na história da cidade. A “Princesa do Sertão” conta com uma extensa lista de filhos ilustres e, o Governo Municipal referenciou alguns.
A expressão de fé do povo delmirense foi demonstrada em Missa Campal, na Capela de Nossa Senhora do Rosário, às 19h. Logo após, o Encontro de Orquestras Filarmônicas de Delmiro Gouveia, Água Branca e Piranhas emocionou os presentes na Praça Multieventos Nossa Senhora do Rosário, palco ainda para as atrações musicais Rinaldinho e Banda; Eliezer Setton e Quinteto Violado.
Memorial Delmiro Gouveia
A cidade ganhará um espaço multicultural que abrigará, além do acervo pertencente ao povo delmirense, espaços de convivência, multimídia, biblioteca, informações sobre o Patrimônio Turístico e Cultural. Será o início de uma nova era para a juventude delmirense que encontrará no Memorial, um espaço adequado para atender as suas necessidades intelectuais, onde possam desenvolver sua criatividade e interagir entre si, criando possibilidades de avanço sociocultural.
O maior objetivo do Governo Municipal de Delmiro Gouveia na gestão de Luiz Carlos Costa e Ziane Costa é buscar caminhos novos, modernos e ousados tal qual foi sonhado por Gouveia.
De acordo com o prefeito Luiz Carlos Costa, “o que Delmiro Gouveia deixou para nós como lição de vida é que os ideais de quem acredita no que faz, não morrem. Permanecem e dão frutos, a exemplo da cidade que este homem projetou”.
O município de Delmiro Gouveia avança em ritmo de muito trabalho e progresso, buscando estar entre as cidades que mais se destacam no Estado. A cidade renova a cada dia, a esperança de todos, no contínuo processo de elevação, contando com a força e luta dos seus munícipes, para fazerem desta cidade um lugar de trabalho, prosperidade e de um futuro cada vez mais promissor.
Por Assessoria
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário