Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Governo Municipal de Delmiro realiza IX Festival Pluricultural

Crédito: Ascom
Na última sexta-feira (20), dia da Consciência Negra, o Governo Municipal de Delmiro Gouveia - motivando a celebração e disseminação da cultura popular brasileira, por meio da educação - apresentou o IX Festival Pluricultural das escolas municipais do lado oeste do município. O evento realizado no Distrito de Barragem Leste, reuniu as comunidades circunvizinhas.

Em resgate e valorização à cultura afro-brasileira, instrumento de fundamental importância para a formação da identidade nacional de crianças e adolescentes, a festividade lembrou a história do negro no Brasil, provocando reflexão e encorajando nossos jovens a lutar pela igualdade de direitos em nosso país.

O tradicional evento, neste ano contou com a participação do CASCA (Centro de Ação Social para Crianças e Adolescentes), que abriu as festividades, com a execução do Hino Nacional.
As escolas municipais Castro Alves, do Distrito de Barragem Leste; Rui Barbosa, do Povoado São Sebastião e São Francisco, do Acampamento Juá encantaram a todos os presentes com manifestações afro-brasileiras.
A Escola Municipal José Correia Filho, do Povoado Jardim Cordeiro, representou a historia do Cangaço.  
A Dança do Coco, apresentada pelo Casca, foi bela demonstração de herança preservada, a qual representa as raízes afro-brasileiras.
A opressão vivida em momento de luta no país, o qual a música simbolizava o desabafo de uma sociedade oprimida, foi apresentada pela Escola particular Jeito de Ninar, do Distrito de Barragem.
À luz do tema “Consciência Negra todos os dias”, as Escolas Municipais Gaudêncio Lisboa, do Povoado São José e Manoel Moura de Souza, do Distrito de Barragem, abrilhantaram ainda mais o evento.
Representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do PAS (Plano de Ação Socioambiental), enriqueceram ainda mais o evento, que ainda foi propício ao lançamento do livro que conta a história de pessoas que moravam e trabalhavam na antiga Usina do Angiquinho - sob responsabilidade da escola Manoel Moura.
O público pôde ainda, passear pelos estandes com painéis fotográficos das atividades educativas realizadas rotineiramente nas escolas participantes, e outros estandes com comidas regionais.
Por Assessoria PMDG
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário