Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Governo Municipal de Delmiro Gouveia promove ações de combate ao Aedes aegypti

O Brasil e o mundo declararam guerra ao mosquito Aedes aegypti. Ele é o transmissor de doenças como dengue, zyka e chikungunya. O Governo Municipal de Delmiro Gouveia entrou nessa luta e está atuando firme na prevenção ao mosquito, sensibilizando a população de forma a contribuir com o combate da proliferação.
Diversas ações estão sendo realizadas no município, para eliminar os focos do mosquito. Diariamente, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias realizam visitas aos imóveis – chamada de ação Casa a Casa – com o objetivo de identificar, eliminar quando possível e tratar criadouros em potencial existentes.
As equipes fornecem as orientações pertinentes aos moradores sobre as condutas a serem adotadas para a não proliferação do Aedes aegypti e Identificação de locais passíveis de tornarem-se criadouros. Nos casos notificados com suspeito da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é feito o bloqueio de transmissão, para a avaliação de presença do Aedes aegypti e adoção de medidas cabíveis para delimitação e eliminação de foco.
A Secretaria de Saúde realiza ainda, levantamento por bairros, de imóveis fechados, terrenos baldios, convocando os proprietários. Não sendo possível o contato, encaminha ao Ministério Público.
No início do ano, o Governo Municipal já havia montado forças-tarefa em parceria com a Defesa Civil – nos dias 04,05 e 06 de janeiro de 2016; e com as forças armadas, no dia13 de fevereiro de 2016, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito. Além das visitas domiciliares, durante todo o dia, foram prestados esclarecimentos e distribuídos panfletos em blitz educativas.
O transeunte é ainda, alertado por meio de faixas com mensagens educativas, expostas em pontos estratégicos da cidade.
A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha!
O que fazer para não deixar o mosquito nascer
– Manter a caixa d’água limpa e bem tampada.
– Limpar o quintal, no mínimo uma vez por semana, retirando todo o lixo.
– Não acumular nos quintais móveis velhos, eletrodomésticos ou qualquer objeto que possa acumular água.
– Colocar o lixo em saco. Amarrar o saco. Só colocar na calçada nos dias de coleta.
– Nunca jogar lixo nas ruas. Até numa tampinha de refrigerante o mosquito pode se multiplicar.
– Deixar as calhas sempre limpas.
– Os pneus usados devem ficar em locais cobertos para não juntar água.
– As garrafas devem ficar com a boca para baixo.
– Antes de armazenar água, lavar bem, com sabão e escova, os baldes, bacias e potes. É preciso tampar todos os depósitos de água.
– Evitar cultivo de plantas com água. Água acumulada, por menor que seja a quantidade, é um risco para a criação do mosquito.
– Limpar a bandeja que fica detrás da geladeira.
– Manter os ralos limpos telados, com os aparelhos sanitários sempre fechados.
– Receber o Agente de Endemias em sua residência.
Fonte: Assessoria
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário