Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Reunião reforça a instalação do plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos

Encontro realizado na tarde de hoje (25/04), reuniu representantes do CRERSSAL (Consórcio Regional da Gestão de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano), SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Empresa Floram e Secretários de Meio Ambiente dos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Olho D’Água do Casado e Mata Grande. O objetivo foi colocar em discussão a instalação das Unidades de Gestão que compõem o Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos a serem distribuídos entre os oito municípios de modo a atender aos aspectos técnicos, ambientais e econômico-financeiros que irão viabilizar o projeto. Entre as Unidades, foram debatidos os PEV’s (Pontos de Entregas Voluntárias), UT (Unidade de Triagem), ATT (Área de Transbordo e Triagem), UC (Unidade de Compostagem) e, finalmente, o ARCC (Aterro de Resíduo de Construção Civil e Aterro Sanitário).
DSC_3949
Para o superintendente da CRERSSAL, engenheiro Carlos Leal Júnior, o estudo apresentado facilitará as locações de obras e de recursos financeiros. O debate com os técnicos dos oito municípios envolvidos no Consórcio tornará as ações mais práticas e diretas, visto que se trata de uma ação conjunta. Precisa haver consenso e permitir a troca de experiências com ações não estruturais, como a coleta de lixo em cada localidade e a introdução da coleta seletiva pelos moradores e a inclusão de Educação Ambiental nas escolas públicas.
Representando o município de Delmiro Gouveia, esteve presente a este encontro o Secretário Municipal de Planejamento, senhor José Carlos Riva Guarabira. Representando o Estado de Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participou e Gerente de Resíduos Sólidos, senhora Elaine Melo, que afirmou: “O Plano é importante porque vai apontar os direcionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos nos municípios. Além disso, torna-se fundamental para iniciar o planejamento entre estado e município no encerramento das atividades dos lixões e construção dos aterros sanitários como determina a legislação. É uma oportunidade para a sociedade contribuir para que a gestão dos resíduos sólidos seja realizada da maneira mais eficiente e participativa”.
Ascom/PMDG
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário