Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

CREAS Delmiro Gouveia reúne centenas de Idosos neste 15 de Junho – Dia de Luta pelos seus Direitos

IMG_9608
A equipe do CREAS de Delmiro Gouveia, junto ao CMDI, reuniu na tarde de hoje centenas de animados idosos da cidade e do Povoado São Sebastião, para celebração do dia 15 de junho, que é a data instituída pela Organização Mundial da Saúde como “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, e que visa, sobretudo, sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos, tendo como principal objetivo garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.
A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. O descuido é caracterizado pela omissão de familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor, por exemplo.
Em clima de grande animação – mas sem perder o foco no objetivo – os idosos delmirenses assistidos pelo CREAS deram um show de animação e de alegria de viver, enchendo o Coreto do centro da cidade de calor humano e de lições de vida e de esperança.
DI 29
A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI) se fizeram presentes e alertaram para a prática dos mais diversos tipos de violência que são praticadas contra as pessoas idosas. Cristiana Marques Luna, Secretária de Desenvolvimento Social, falou sobre o assunto, destacando que “apesar de estarmos vendo aqui tanta alegria e descontração, não podemos nos esquecer o que esta data representa. É preciso que estejamos atentos a toda e qualquer prática de violência contra os nossos idosos. É preciso que a gente denuncie a violência física, a negligência, o abandono, a violência sexual, econômica e financeira. Isso sem citar a violência psicológica, que corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação. Isto pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão, provocando uma queda irreparável na qualidade de vida da pessoa idosa. Não podemos ser cúmplices. Qualquer tipo de violência pode e deve ser denunciada. É só utilizar o Disque 100 – um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, mantendo preservada a identidade de quem denunciar. Aqui em Delmiro, além do Creas e Cras, há a Secretaria de Desenvolvimento Social (3641-1184) e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos. É só procurar. Todos nós estaremos atentos neste combate e prontos para atuar tecnicamente. O que nós queremos de verdade é que todos os idosos possam ser felizes e bem resolvidos, como os que hoje estão aqui conosco”, finalizou a Secretária, que parabenizou a todos os envolvidos em tão importante acontecimento. Afinal, cuidar bem de quem sempre nos cuidou, é dever de todos nós.
Por: Ascom/PMDG
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário