Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Mais de 143 mil candidatos se inscrevem para as provas do Enem 2016 em Alagoas

Dados do Inep revelam que houve um pequeno crescimento em relação ao número de inscritos  
Exame será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro deste ano
FOTO: DIVULGAÇÃO
O Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 9, 2 milhões de estudantes inscritos em todo o Brasil. Em Alagoas, foram registradas 143.757 mil inscrições, conforme dados enviados pelo Ministério da Educação (MEC) a redação daGazetaweb. Em comparação com as inscrições em 2015, houve um pequeno crescimento na edição deste ano. 
De acordo com o MEC, traçando uma comparação ao longo dos últimos três anos, 2014 foi o período em que se registrou o maior número de inscrições em Alagoas, com 147,813 mil candidatos. Seguido por 2016, com 143,7 mil e logo depois 2015 com 137 mil. 
Segundo os dados do Inep, no Nordeste, Alagoas está na penúltima posição dos estados com mais inscritos, ganhando apenas para  Sergipe, com 118.965 mil. A Bahia foi o estado nordestino que mais registrou inscrições, com 664.701 pessoas. 
Na história do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número global alcançado neste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram. 
Conforme o Inep, o crescimento no número de inscritos mostra a creibilidade que o exame vem conseguindo por meio dos estudantes que sonham em chegar ao ensino superior. O Enem ganhou maior protagonismo no então governo Dilma Rousseff (PT) e o presidente interino, Michel Temer (PMDB), já prometeu fortalecê-lo. 
A estudante Marília dos Santos, de 19 anos, vai fazer pela segunda fez o Enem nos dois dias de exame - em 5 e 6 de novembro. Segundo ela, a experiência que teve ao participar, em 2015, apresentou-se com um saldo bastante positivo. "Espero que essa experiência também seja boa esse ano", opinou ela. 
Para o professor de literatura, Eduardo Vasconcelos, o atual modelo do Enem se apresenta com conteúdos contextualizados e amplos, diferentemente do tradicional. "O Exame agora pede bagagem e não só conteúdo, como era antigamente. É preciso fazer redações mais inteligentes, dominando a linguagem nos vários níveis", explica. 
Novidade
Provas contextualizadas ganharam espaço no atual modelo
FOTO: FABIO TITO/G1
A novidade deste é que, a partir de 1º de junho próximo, será liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos móveis. Os participantes terão acesso às informações necessárias ao longo de todas as etapas do exame, além da possibilidade de acompanhar o andamento da inscrição.
Esta edição do Enem traz, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo gráfico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrônico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicação do exame.
Por Jonathas Maresia | Portal Gazetaweb.com
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário