Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

MST realiza caminhada contra a extinção da MDA e a Reforma Agrária pelas ruas de Delmiro Gouveia


Cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras do Movimento “Sem Terra”, ocuparam as principais ruas do centro da cidade de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, na manhã desta quarta-feira (8).
Os militantes do MST se concentraram na Praça Delmiro Gouveia, centro da cidade e saíram em caminhada, percorrendo as principais ruas da cidade em protexto contra a extinção do Ministério de Desenvolvimento Agrária (MDA).
Durante o percurso os trabalhadores e trabalhadoras reivindicaram a volta do MDA e caracterizaram o governo de Temer como usurpador e golpista, repudiando o modelo político adotado através das privatizações e cortes em políticas públicas fundamentais para o acesso da classe trabalhadora aos direitos constitucionais.
Faixas com mensagens em defesa de políticas públicas como “PAA e PNAE” foram expostas, além de outras como por exemplo algumas que chamavam a rede Globo de “Golpista”.

“Hoje estamos aqui em Delmiro Gouveia e várias partes do Brasil lutando contra a extinção da NDA e para defender as políticas sociais para o campo, como a PAA e PNAE que são projetos que visão atender a agricultura familiar na questão de produção de alimentos sem agrotóxicos e produtos orgânicos que devem ser comprados pelas prefeituras municipais entre 30 e 40% de toda a produção para merenda escolar”.  Disse ‘Binho’ um dos representantes do MST na Região.
O MDA representa um marco de luta contra a violência no campo e espaço de afirmação das minorias, além disso, segundo os trabalhadores, o ministério é o espaço de representatividade política das populações rurais, por garantir o avanço e o desenvolvimento estrutural aos pequenos agricultores. Exemplo disso foi a sua criação em 1999 pautada a partir do massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu em abril de 1996.
Editora Guia Mais
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário