Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Ceará é líder do Nordeste em número de casamento homoafetivo, diz IBGE

Foto: Cristina Boeckel/G1
Ceará é o estado do Nordeste com maior número de casamentos homoafetivos em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o Ceará teve 184 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no ano; 80 entre casais masculinos e 104 entre mulheres. Os dados referentes a 2015 ainda não foram divulgados.

Em todo o Brasil, foram registrados 4.854 casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, um aumento de 31,2% em relação a 2013, ano em que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
Desse total de uniões, 50,3% foram entre mulheres e 49,7%, entre homens. Em 2013, os casamentos entre mulheres registraram uma maioria mais acentuada, 52%, contra 48% de casamentos entre homens.
Entre os 4.854 casamentos homoafetivos registrados no ano de 2014, 50,3% (2.440) foram entre cônjuges femininos e 49,7% (2.414) entre cônjuges masculinos. A região Sudeste (60,7%) concentrou o maior percentual de uniões homoafetivas, seguida pelas regiões Sul (15,4%); Nordeste (13,6%); Centro-Oeste (6,9%) e Norte (3,4%). As maiores concentrações percentuais de uniões homoafetivas na região Sudeste foram evidenciadas no estado de São Paulo, com 66,9 % para o conjunto masculino e 71,9% para o feminino.

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu o primeiro passo para que as uniões entre pessoas do mesmo sexo pudessem ser oficializadas. Ao julgar conjuntamente duas ações, o Supremo reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, conferindo a esses casais os mesmos direitos e deveres estendidos aos companheiros nas uniões entre homem e mulher.

A equiparação do casamento entre homossexuais e heterossexuais permite os mesmos direitos do casamento estabelecidos pelo Código Civil, como inclusão em plano de saúde e seguro de vida, pensão alimentícia, direito sucessório, divisão dos bens adquiridos, entre outros.
G1, Ceará 
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário