Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Espanholas vencem Ágatha e Bárbara e assumem a liderança do grupo B

Duplas estavam empatadas com duas vitórias e quatro pontos. Apesar da derrota, brasileiras, em segundo lugar na chave, estão garantidas na oitavas 

Espanholas vencem Ágatha e Bárbara e assumem liderança do grupo B
FOTO: REUTERS
Atuais campeãs mundiais, Ágatha e Bárbara Seixas enfrentaram uma pedreira pela fase de grupos e sofreram a primeira derrota na Olimpíada. Em um duelo que valia a liderança pelo grupo B da Rio 2016, a carioca e a paranaense fizeram um jogo equilibrado contra as entrosadas espanholas Liliana Fernandez e a inspirada Elsa Baquerizo. No entanto, pecaram nos momentos decisivos e não evitaram a derrota por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 22/20, nesta quarta-feira, na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana. Os dois times estavam empatados, contudo, com a vitória, as rivais chegaram a seis pontos, deixando as brasileiras com cinco, em segundo lugar da chave. Apesar do revés, Ágatha e Bárbara estão garantidas nas oitavas de final e mantêm vivas as chances de medalha em casa. 
- Elas aproveitaram muito bem (as oportunidades), principalmente, no primeiro set. Demorou um pouquinho para a gente encaixar a nossa virada de bola, e elas foram conseguindo levar essa diferença de pontos. A gente ainda tentou encostar, mas, acho que a diferença no primeiro set, foi a virada de bola. Depois, conseguimos passar melhor, neutralizar o saque delas e até ir para a frente do placar em alguns momentos. A gente defendeu e teve chances de colocar no chão. Por erros nossos, não conseguimos aproveitar isso. Poderíamos ter passado com alguns contra-ataques, mas, não conseguimos efetivar. Houve o mérito delas, lógico, mas saímos desse jogo já olhando o que fizemos de errado, aprendendo para a próxima fase, sem chances de derrota. É vencer ou vencer para continuar no torneio - analisou Ágatha.
O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Desde Atlanta 1996, ao menos uma medalha é conquistada por edição pelas duplas verde e amarelas. São 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze. 
A chuva e o vento em Copacabana não foram um obstáculo para as espanholas.
- Estamos aguentando muito bem, e isso é importante, nos dá confiança para seguir lutando. Acho que isso foi a chave nestas três partidas. É uma honra enfrentar o Brasil neste estádio lotado. Aproveitamos muito o momento. Estamos acostumadas com chuva, até com raios. Noruega, Suíça, Estados Unidos... Aconteceu aqui no Rio também, e para nós é normal - disse Liliana.
- Agora vamos esperar acabar a fase de grupos, e esperando seguir ganhando. Estamos com a sensação boa de que demos tudo. Estamos nos Jogos Olímpicos e temos que desfrutá-los - completou Elsa, o grande nome do jogo.
No torneio do vôlei de praia da Olimpíada, cada vitória na fase de grupos vale dois pontos, enquanto a derrota rende um ponto. Os primeiros e segundos colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. Os outros quatro terceiros colocados disputam a rodada de "lucky loser", na qual os vencedores avançam às oitavas e completam as 16 duplas na Rio 2016.
O JOGO
Sob forte chuva e frio, as atuais campeãs mundiais não tiveram vida fácil no início da partida contra as espanholas. Liliana e Elsa começaram bem e abriram logo 4 a 0. No saque para fora de Elsa, veio o primeiro ponto do Brasil. Um erro de defesa de Ágatha fez a dupla ficar cinco pontos atrás: 6 a 1. Mas era o que faltava para deslanchar. Bárbara soltou o braço, acertou um ace e deixou a equipe de volta no jogo. Elsa respondeu na mesma moeda com um ponto de saque e freou a reação verde e amarela:13 a 8. Com muita categoria, Bárbara enganou as rivais e atacou de manchete, de forma imprevisível, deixando Elsa no chão, para delírio da torcida. As brasileiras cresceram e complicaram as espanholas com o saque de Ágatha. Dois aces e uma pancada, sem chances de defesa, as fizeram encostar no placar: 14 a 13. 
O equilíbrio dava o tom da disputa, e intensos ralis levantaram o público em Copacabana. Liliana levou a melhor em um deles e colocou no fundo de quadra para fazer 19 a 16. A espanhola vibrou como se fosse um matchpoint. Bárbara atacou na linha, o juiz deu fora, e o desafio comprovou o ponto das espanholas, que chegaram ao 20º. A carioca e a paranaense tentaram evitar o setpoint das rivais, mas Elsa acertou na diagonal e fechou a parcial: 21 a 17.
O jogo continuou acirrado, com a torcida empurrando as brasileiras, que fizeram 4 a 2 com uma pancada de Ágatha. A paranaense atacou por cima do bloqueio e acertou no fundo da quadra, abrindo, inspirando a parceria a repetir a dose em seguida, acertando na linha: 6 a 3. As espanholas imprimiram força no ataque, porém, as brasileiras se mantinham firmes na defesa. Depois de ficar na cola das adversárias com uma cortada, Elsa sacou em cima da rede e deu um ponto de graça: 8 a 6. Na sequência, a espanhola se redimiu do erro, empatou e virou o placar: 9 a 8. Na categoria de Babi, o Brasil arrancou outro empate (10 a 10). A igualdade se manteve até a metade da parcial, quando a carioca acertou na diagonal em cima de Liliana, sem chances de defesa, e no lance seguinte, um ace para deixar o Brasil com dois pontos de vantagem: 15 a 13.  A carioca e a paranaense lutavam para não deixar a liderança escapar. Toda a vez que as rivais deixaram tudo igual, as donas da casa trataram de abrir ao menos um ponto na frente. 
Em um momento decisivo, as espanholas assumiram a dianteira, a torcida entrou em campo. Elsa sentiu a pressão e atacou para fora: 19 a 19. A disputa estava complicadíssima. Quando Baquerizo marcou no ataque e ficou perto de fechar a partida, Babi acertou na diagonal e evitou. As espanholas, juntas desde 2007, quando ainda jogavam pelas categorias de base, e primeira dupla feminina do país nos Jogos, em Londres 2012, fizeram valer o entrosamento no fim. Inspirada, Elsa soltou o braço e fez 22 a 20 para selar a vitória por 2 a 0.
Globo Esporte
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário