Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Mamaço encerra Semana do Aleitamento Materno em Maceió

Evento buscou conscientizar sobre a amamentação e combater o preconceito contra aleitamento em público  
Gazetaweb
Mães fazem mamaço em shopping em Cruz das Almas
FOTO: EDUARDO ALMEIDA
Um "mamaço", como foi chamado um evento no qual várias mães amamentaram seus filhos ao mesmo tempo, encerrou as atividades da Semana do Aleitamento Materno em Maceió na tarde deste domingo (7). O evento aconteceu em um shopping localizado em Cruz das Almas e chamou a atenção de quem passou pelo local.
Além de buscar conscientizar a população sobre a importância do aleitamento, o evento teve como proposta combater o preconceito contra a amamentação em locais público. O "mamaço" aconteceu na praça de alimentação do shopping. Várias mães se sentaram no chão do espaço, entre as mesas, e deram o peito aos seus filhos.
De acordo com Ângela Brandão, uma das coordenadoras do grupo Amamenta Maceió, o preconceito contra as mães que amamentam seus filhos em público vem diminuindo ao longo dos anos, mas, de acordo com ela, ainda é possível perceber pequenos gestos que demonstram o desconforto de algumas pessoas com a situação.
"O desconforto acontece, principalmente, quando a criança não é bebê. Mas, no Brasil, existe uma situação contraditória. Ninguém fica escandalizado quando uma mulher deixa o seio à mostra no carnaval. Mas fica quando alimenta um filho", ponderou.
A arquiteta Thiara Luz diz que nunca passou por nenhuma situação constrangedora, mas afirma que percebe "olhares de desconforto", sobretudo de pessoas próximas, quando vai amamentar em um local público. "Já ouvi perguntas como 'Você não gostaria de procurar um lugar mais reservado para fazer isso?'", explica.
Thiara conta que campanhas de aleitamento materno são de grande importância para as mães. "Eu procurei apoio do Banco de Leite para entender a forma correta de amamentar. No início, tive fissuras e mastites porque não sabia como amamentar. A conscientização é importante".
IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
A representante do Banco de Leite da Maternidade Escola Santa Mônica, Elianete Correia, explica que a amamentação traz vantagens não apenas para as crianças, mas para as próprias mães. Segundo ela, uma série de ações foi desenvolvida ao longo desta semana com o objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios.
"Nós demos início às ações em um shopping em Mangabeiras e desenvolvemos uma série de ações de conscientização e de combate ao preconceito. A amamentação não é algo obsceno, é algo natural", completou.
Integrantes de movimentos usaram faixas e cartazes para conscientizar
FOTO: EDUARDO ALMEIDA
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário