Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

"Tenho certeza da influência do jogo Baleia Azul", diz pai de garoto achado morto no Benedito Bentes

Caso é investigado no 8º DP (Crédito: TNH1)
"Tenho a certeza da influência do jogo na morte do meu filho". A declaração é do pai do adolescente Mário Gabriel Mesquita Tenório, de 15 anos, encontrado morto em casa, no Benedito Bentes, em Maceió, no último dia 10, após cometer suicídio. Ele se refere ao jogo Baleia Azul, que pode estar levando jovens em todo o mundo a praticar automutilação e até a tirar a própria vida.
Os pais da vítima, José Mário Tenório da Silva e Joyce Mesquita, compareceram à sede do 8º Distrito Policial, nesta segunda-feira, 15, para prestar depoimento à delegada Tereza Ramos, responsável pelo caso, e conversaram com o TNH1.
A certeza da influência do jogo os pais tiveram após relembrarem a mudança recente de comportamento do garoto, que era o filho mais velho do casal. Eles também perceberam sinais nas redes sociais de Gabriel, que os levaram a procurar a polícia.
"Há um tempo, Gabriel chegou em casa com a camisa melada de sangue e, outro dia, vimos um corte feito por lâmina nos lábios dele", relatou o pai. Mas só agora, após a morte do filho, eles associaram a atitude a uma das regras do jogo virtual Baleia Azul, que é a automutilação.
Durante a conversa com o TNH1, José Mário contou ainda que dias antes da fatalidade, o filho comentou com uma amiga próxima o fato de ter comprado uma corda para se enforcar. A garota, porém, não levou o comentário a sério por pensar que se tratava de uma brincadeira de Gabriel.                       
"Ele chegou a dar um anel para essa amiga e pediu que, se caso acontecesse alguma coisa com ele, não era pra ela chorar", diz.
"Gás da Fada"
A Polícia Civil de Alagoas já tem as informações que indicam a influência do jogo Baleia Azul na morte de Mário Gabriel, mas deve investigar a possível participação do jovem em outro desafio. O pai disse ter visto nas redes sociais do filho o desenho de uma fada, associado ao jogo "Gás da Fada", que pede às crianças para ligarem o fogão secretamente durante a noite e repetirem palavras mágicas para se tornarem “fadas de fogo”.
Para a polícia, a investigação ainda está em fase inicial, já que a coleta de depoimentos começou hoje. A delegada Tereza Ramos, do 8º DP, quer entender, por exemplo, por que o suicídio do Gabriel aconteceu no horário da manhã, já que as mortes influenciadas pelo jogo Baleia Azul ocorrem durante a madrugada.
"Ainda é muito precipitado para termos alguma certeza. Só após a análise da perícia no chip do celular e no notebook do Gabriel, é que poderemos afirmar algo", declarou a delegada.
Comportamento
O pai também comentou durante a entrevista, que o garoto sempre gostou de tecnologia. "Ele ganhou o primeiro notebook por volta dos 8 anos de idade; era um garoto muito tímido e introspectivo, mas nós tínhamos uma relação próxima. Ele também não costumava falar muito sobre a vida pessoal”, lembra.
Nos últimos meses, porém, o afastamento se tornou mais nítido. “Ele passava horas sozinho dentro do quarto, na internet, e falava muito pouco”.
Gabriel tinha terminado recentemente um namoro, mas os pais descartam a influência desse fato na morte do filho, porque o término, segundo eles, foi tranquilo.
“Peço que os pais em geral não deixem seus filhos durante muito tempo com internet no quarto fechado. Conversem e estejam sempre presentes na vida da criança ou do adolescente e também com os amigos que o cercam”, recomenda a delegada.
por 
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário