Uma atitude pode mudar o mundo. Doe para o CASCA

Secretaria do Meio Ambiente promove palestra sobre a importância do bioma Caatinga

(Foto: Anderson Cleyverson)
Dando início a semana de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Delmiro Gouveia promoveu nesta segunda-feira (5), no Auditório do Sebrae, uma palestra sobre a importância do bioma Caatinga como fonte de desenvolvimento sustentável.
Durante o evento jovens estudantes tiveram a oportunidade de discutir e debater com os palestrantes sobre o bioma Caatinga, e a sim descobrir um pouco mais sobre a importância da preservação da mesma no município de Delmiro Gouveia.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Alagoas apenas 20% da área original da Caatinga continuam preservadas.
O bioma Caatinga é dos mais importantes e só ocorre no Brasil. Em Alagoas ele já perdeu 80% de sua área original, dando lugar a plantações, criação de gado, pastagens, uso da lenha para obtenção de carvão ou ampliação das cidades.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente Luciano Aguiar, é preciso reorganizar a sociedade no sentido do que vem ocorrendo aos longos dos anos diante da grande devastação da Caatinga, mostrando para as crianças e adolescentes o que é a Caatinga e importância dela em nossa região.

Entrevista com o secretário do Meio Ambiente Luciano Aguiar (Foto: Anderson Cleyverson)
Segundo o secretário uma grande parte da sociedade nascida em Delmiro Gouveia, que tem entre 20 e 22 anos, não tem noção do que é o bioma e nem conhecem os elementos da Caatinga, nem a sua composição.
Ainda segundo o secretário, hoje já se tem estudos sobre a possibilidade da Caatinga ser auto sustentável no futuro com a exploração do Umbu, do óleo da Faveleira, que segundo o mesmo é mais rico que o azeite, o Juá que já é aplicado na indústria farmacêutica e outros abutres que são muito importantes como o Labirinte que hoje está sendo trabalhado para questão do câncer entre outros. Por isso a importância de que os jovens e adolescentes levem para casa essa mensagem de preservação do bioma Caatinga.
Devastação do bioma Caatinga:
De acordo com secretário de Meio Ambiente, em um estudo apresentado pelo professor Auberismo, no último fórum do meio sustentável, Delmiro Gouveia foi a cidade que mais devastou o bioma Caatinga.
Ainda segundo Aguiar, em um olhar rápido sobre o povoado Cruz, percebe-se que nesses últimos sete anos, entre 2010 e 2017 o que era uma trilha de pescadores, de amantes da natureza, de trilheiros para chegar ao rio, virou uma estrada de asfalto e toda aquela região foi devastada, fazendo com que perdêssemos muito em nossa economia.

Guia Mais
Compartilhar no Google Plus

About tvmais delmiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário